sábado, 23 de fevereiro de 2019

Jornada Pedagógica na Escola Municipal Maria Constança

Jornada Pedagógica

EM MARIA CONSTANÇA REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA E OUVE ANSEIOS DA COMUNIDADE ESCOLAR





A Escola Municipal Maria Constança, localizada no bairro de Mata Escura, realizou no ultimo dia 5, a sua Jornada Pedagógica, reunindo professores, funcionários, alunos,  pais, ou seja, toda a comunidade escolar. Durante o encontro, foram definidas ações futuras visando melhorar os resultados da instituição de ensino bem como apresentar aos docentes os anseios da comunidade da Mata Escura para o ano letivo de 2019.   
Elza Alves, que atuou como secretária na Unidade desde sua fundação, em 1974, até o ano de 2008, destacou que é preciso considerar o contexto social que a comunidade de Mata Escura está inserida. “É preciso compreender as necessidades deste povo que vive à margem, sentindo na pele o que é a discriminação social. É preciso compreender também que muitos alunos que vivem numa situação social vulnerável e, por isso, tem o direito de receber o melhor da sua escola e de seus professores, para assim desenvolverem plenamente suas habilidades”, enfatizou. 
O planejamento para o ano letivo, a realidade e os anseios da comunidade também pautaram as discussões do dia anterior com a equipe da Educação de Jovens e Adultos, (EJA), no período noturno. A coordenadora Patrícia Argolo propôs algumas reflexões.  “Planejar o ano letivo pressupõe analisar a prática realizada, recuperando o trabalho da escola, de maneira a encontrar respostas às questões orientadoras do aprimoramento do seu projeto. Por isso, precisamos responder pra nós mesmos perguntas do tipo: Como é nossa escola? Quem somos nós? Quem são nossos alunos? Como é a comunidade que a circunda? O que nossos alunos precisam aprender? Como eles podem aprender melhor? Como podemos organizar o tempo e o espaço escolar para que eles aprendam com mais prazer e sucesso? Quais valores orientam a formação dos nossos alunos? Quais os resultados que nossa escola vem obtendo?”, enumera.
A Jornada Pedagógica da unidade de ensino também contou com uma homenagem dos funcionários aos professores, ressaltando a importância do papel deles como transformadores da realidade social. Inspirados pela letra do samba enredo 2019 da Escola de Samba Paulista  Camisa 12 ( Professores: Camisa 12 orgulhosamente desfila essa homenagem à vocês, mestres na arte de ensinar), os funcionários usaram camisas com a frase “Eu acredito na força do professor”, cantaram o samba e deram depoimentos exaltando a profissão.
Para a funcionária Cris Conceição, o professor durante sua jornada precisa fazer escolhas que nem sempre são as melhores para si mesmo. “Muitas vezes, o profissional precisa fazer renúncias e sacrifícios com a esperança de um mundo melhor. Os professores são heróis que vencem as barreiras de uma geração difícil. São eles que formam os pensadores e profissionais do futuro. Desejo que essa chama nunca se apague e que o desejo de fazer o melhor nunca tenha fim”, vislumbrou
Na ocasião, Claudenice Carvalho, funcionária da unidade, também deu um depoimento emocionado, destacando as dificuldades enfrentadas pelo professor. “O professor merece ter seu trabalho valorizado. Antes de trabalhar em escola, eu também julgava os professores, mas hoje, peço perdão por julgar esses profissionais que fazem o possível e o impossível para realizar um trabalho de excelência”, finaliza.
fonte: http://educacao.salvador.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário