quinta-feira, 14 de março de 2019

O que esperar do ENEM 2019

O que esperar do ENEM 2019?

Deve-se esperar uma prova que se afasta das discussões que pendem para o lado das problemáticas sociais




Por Carolina Pavanelli *
Rio - Pode perguntar para qualquer estudante de Ensino Médio no Brasil. A pergunta de um milhão de reais, aquela pela qual ele pagaria todo o dinheiro que tem (?) para saber a resposta é: o que vai cair no ENEM? Essa curiosidade irremediável causa mais do que olheiras e crises de choro em nossos jovens, mas promove uma corrida desenfreada de cursos e plataformas de videoaulas online que reinventam seus modelos e seus professores a fim de se diferenciarem em uma missão em comum: encontrar a tal resposta de 1 milhão.
Não há como adivinhar. É claro que, como qualquer concurso, o ENEM vem apresentando, ao longo dos anos, algumas tendências em relação a conteúdos e estilos de questões que aparecem em praticamente todos os exames sem qualquer surpresa. É o caso, por exemplo, de “sustentabilidade” em Ciências da Natureza e “Modernismo” na prova de Linguagens. Na Redação, sempre se espera um tema com algum cunho social e que peça uma proposta de intervenção para a problemática abordada. Isso é de praxe e os colégios e cursos desenvolvem toda a grade horária em cima disso.
No entanto, vivemos novos tempos em 2019. No ano passado, uma questão que falava sobre o pajubá, vocabulário usado pela população LGBTQ, gerou tamanha controvérsia que o Presidente da República eleito e o presidente do INEP falaram que irão, pessoalmente, ver a prova antes da sua aplicação. Isso dita muito do que está por vir.
fonte: https://odia.ig.com.br/educacao/2019/03/5625807-o-que-esperar-do-enem-2019.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário